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domingo, 3 de agosto de 2014

O Plano de Marketing Esportivo

por Antonio Afif

Os esforços de marketing de uma empresa são orientados por um documento estratégico conhecido como “plano de marketing”. A implementação das atividades de marketing esportivo deve ser precedida desse plano, que precisa ser bem desenvolvido.
Há várias formas de se fazer um plano de marketing. O importante é que ele espelhe os esforços de marketing esportivo em um mercado-alvo bem definido e considere os efeitos do ambiente externo (economia do país, situação política etc.).
Um bom plano de marketing esportivo deve conter componentes que atinjam o resultado esperado, tais como: análise da situação, levantamento de oportunidades e ameaças, identificação de objetivos, estratégias, táticas e avaliação. Na realidade, as empresas devem proceder a uma análise do mercado como um todo, em que o esporte entra como um diferencial para que possam alcançar seus objetivos.
A elaboração de um plano de marketing segue os mesmos passos da elaboração do plano estratégico. Devemos estabelecer metas, estratégias e políticas. As metas correspondem a etapas do objetivo.
Etapas da elaboração do plano de marketing:
· Definição da atividade e aprovação do plano
· Levantamento das informações essenciais
· Formação da equipe profissional
· Criação do plano
· Implantação e execução do plano.
Programação – A programação é consequência do plano de marketing por formar o resultado de todo o processo do planejamento estratégico e tático. É a parte operacional do planejamento de marketing.
O profissional responsável pelo planejamento, ao elaborar a programação, reúne todo o grupo que participou da criação do plano para transformá-lo em realidade. Em resumo, é o começo da execução prática de tudo aquilo que foi discutido e determinado.
A programação deve estipular prazos para as tarefas e designar os responsáveis por seu cumprimento. Para facilitar o desenvolvimento e o andamento das atividades, é comum que a programação seja apresentada em forma de cronograma, que deve discriminar as etapas do trabalho e o tempo de duração de cada fase. Isso pode ser mostrado pela evolução diária ou mensal, de acordo com as características de cada caso. 
(Texto extraído do livro “A Bola da Vez – O Marketing Esportivo Como Estratégia de Sucesso”, p.50/51, de Antonio Afif, publicado pela Editora Infinito, 2000).
Fonte: Portal MKPRO

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