Cabeçalho

Logotipo

sábado, 23 de agosto de 2014

Os jogadores do Fluminense não deveriam entrar em campo

Após serem hostilizados por alguns torcedores ao desembarcarem no Rio de Janeiro os jogadores do Fluminense, com toda razão, ameaçam não jogar no final de semana.

Já está se tornando algo comum e corriqueiro no nosso futebol. O time entra em má fase e logo vemos notícias de que a sede do clube foi pichada ou depredada, ou mesmo que a torcida estava esperando os jogadores no aeroporto para protestar e exigiam conversar com algum jogador ou com a diretoria.
É tão comum que o desenrolar dessas histórias acabam passando em branco e nos esquecemos o que de fato houve.
Nesta quinta-feira foi noticiado, mais uma vez, que alguns torcedores tentaram agredir os jogadores do Fluminense no aeroporto Santos Dumont, além de proferirem xingamentos e atirarem moedas contra eles.
No mesmo instante o jogador Fred emitiu uma nota comentando sobre o episódio e ameaçando não entrar em campo no próximo final de semana caso não seja tomada alguma providência pelo clube e/ou pelas autoridades.

Meu entendimento é que o Fluminense não deve entrar em campo de jeito nenhum. Mesmo que seja tomada alguma providência e um ou outro torcedor for preso acredito que já passou da hora dessa situação ser resolvida e somente uma ação extremista seria levada a séria pela CBF, clube e autoridades em relação ao problema.

Os jogadores têm em suas mãos a oportunidade de dar um basta a isso e colocar a CBF, a diretoria do clube e as autoridades contra o muro.
Digo isso, simplesmente, porque no último ano vimos muitas situações como essa e nada mudou. Inclusive com a diretoria e os próprios clubes sendo complacentes com as torcidas e não tomando atitude alguma, aceitando de braços abertos toda a confusão e somente emitindo frases de efeito e promessas de melhorias.
É fácil lembrar que o jogador André Santos (ex-Flamengo) após ser agredido pela torcida do Flamengo foi demitido pelo clube ou mesmo no episódio que a Fiel invadiu o CT do Corinthians e houve ajuda da própria diretoria ao desligar as câmeras de segurança e deixar a torcida encontrar os jogadores e dirigentes que queriam. Lembrando ainda que nos dois momentos a justiça considerou os manifestantes inocentes, inclusive dando legitimidade ao fato atestando como de direito dos torcedores as ações referentes as cobranças em relação aos resultados e postura do time.
Por que o torcedor comum, que consome produtos do clube, tem que pagar ingressos e ser tratado como gado enquanto as organizadas, “fechadas” com as diretorias são presenteadas com ingressos e viagens? Por que o torcedor comum tem que ter medo de ir a um jogo porque a organizada não se preocupa com a festa ou o time, mas em marcar seu território? E, enquanto isso, a torcida organizada executa a lei do terror dentro dos clubes. Ai de quem for contra.

Essa história de que a torcida tem que cobrar pois paga ingresso e que ela que fica e o jogador passa é pura bobagem. Não há espaço no futebol moderno para tal cenário. Para tratado como business no Brasil o futebol demanda milhares de mudanças estruturais e a forma de relacionamento dos clubes com as torcidas é uma delas.
Como vamos transformar o futebol brasileiro em um case de sucesso gerencial se o maior ativo de um clube, seus torcedores, é considerado um problema, e não a solução?
Eu realmente gostaria de ver esse torcedor que cobra o time ser cobrado da mesma forma no seu ambiente de trabalho (claro, aqueles que não são “torcedores profissionais”). Pois, o jogador nada mais é do que um profissional no seu ambiente de trabalho. E espero que os jogadores do Fluminense não entrem em campo e comecem um ponto final nessa história, já que apenas discurso, nesse caso, nunca funcionou.
Em tempo, a diretoria do Fluminense garantiu a segurança dos jogadores e a ideia de não entrar em campo foi refutada (inclusive com pressão da CBF sobre a Globo), o fato é que mais uma vez os jogadores de futebol perderam uma grande chance de mostrar uma postura mais ativa em relação aos problemas do futebol brasileiro, ainda mais contando com uma liderança forte como a do Fred. Sempre ficam na promessa…
Fonte: Site DeCanhota
 

0 comentários :

Postar um comentário