Objetivo é chegar a 50% de produtos feitos no Brasil
A loja esportiva Decathlon quer continuar crescendo no
Brasil, mas tem encontrado um entrave para cumprir esse objetivo. Focada em
preço e custo-benefício como fator central de diferenciação, a empresa ainda
depende de produtos importados, o que encarece os artigos nas gôndolas
nacionais. Produzir mais no país foi a solução encontrada.
Hoje, apenas 20% dos produtos da Decathlon são fabricados no
Brasil. O objetivo é chegar a 50% nos próximos anos. “Assim não ficamos
dependente do câmbio e reduzimos os impostos”, explicou o presidente da filial
brasileira da empresa, Dominique Thomás, à Máquina do Esporte.
Nos últimos anos, a empresa tem crescido na base de 30% no
Brasil. Além da nacionalização da produção, a Decathlon tem ampliado a
distribuição no país. Nos próximos meses, serão inauguradas mais três lojas no
país. Há um ano, a companhia também passou a apostar no e-commerce.
Com maior produção no Brasil, há um maior apelo ao
desenvolvimento de novos produtos no país. A inovação em produtos de marcas
próprias também é uma bandeira da empresa, que conta com 250 profissionais
dedicados a isso na França, sede do grupo.
No Brasil, esse desenvolvimento não é tão consolidado, ainda
que exista esse braço. “É o caso do biquíni. Quem já foi à Europa sabe que os
modelos são bem diferentes dos daqui”, explicou Giannino Grasso, diretor da
produção nacional de produtos das marcas próprias da Decathlon.
Em ascensão no Brasil, único país da América em que a
Decathlon está presente, o país ainda tem pouca representatividade para o
grupo: apenas 2% do faturamento total. Atualmente, o grupo tem 730 lojas
espelhadas pela Europa e pela Ásia; apenas 15 estão no Brasil.
Original: http://maquinadoesporte.uol.com.br/artigo/por-preco-no-brasil-decathlon-mira-nacionalizar-producao_27188.html#ixzz3Ehz7ss35
Original: http://maquinadoesporte.uol.com.br/artigo/por-preco-no-brasil-decathlon-mira-nacionalizar-producao_27188.html#ixzz3Ehz7ss35
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