Cabeçalho

Logotipo

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Sócio-torcedor se consolida no futebol brasileiro

Atualmente são cerca de 800 mil associados a 60 clubes espalhados por todo o país e iniciativas já geraram mais de R$ 150 milhões


Após vários anos de inércia dos clubes em realizar ações juntos aos torcedores que se revertem diretamente em receitas, finalmente o futebol brasileiro tem consolidado o modelo de sócio-torcedor no país. Atualmente, são mais de 785 mil pessoas associadas a um clube de futebol que geraram um faturamento de R$ 150 milhões em mensalidades entre janeiro e setembro deste ano.
Os dados são do Movimento Por um Futebol Melhor, projeto lançado em janeiro de 2013 envolvendo clubes e grandes empresas do mercado, como Ambev e Unilever, tendo como principal objetivo reforçar o esporte mais popular do país através da maior participação dos torcedores. Entre os benefícios, a iniciativa já concedeu mais de R$ 50 milhões em desconto de produtos licenciados no programa.
Através deste modelo, o projeto conseguiu difundir o modelo de sócio-torcedor nos mais diferentes clubes por todo o país. Ao todo, já são 60 times cadastrados que vão desde os maiores clubes do país, como Flamengo, Corinthians, Inter e Cruzeiro, a times bem mais modestos como Velo Clube (SP), Vitória da Conquista (BA) e Operário (MT)
- O marketing esportivo no Brasil começou em 1987, quando a iniciativa privada entrou de vez ao patrocinar a Copa União. Considero que o Movimento por um Futebol Melhor é o segundo grande marco dessa atividade no país – diz o especialista em marketing esportivo João Henrique Areias, ex-diretor de marketing do Flamengo (2013) e membro da Academia Lance!
Para atrair os mais diferentes torcedores, os clubes têm ampliado em até sete diferentes tipos de planos com benefícios distintos, que podem incluir a entrada em todos os jogos ou dar apenas descontos na compra dos ingressos.

– O torcedor comprou a ideia do clube e isso se reverte no campo, com atletas permanecendo no time por mais tempo – diz o diretor de marketing do Cruzeiro, Marcone Barbosa, sobre um dos benefícios que o clube tem por ter um grande número de torcedores associados.

Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/minuto/Socio-torcedor-consolida-futebol-brasileiro_0_1229277219.html#ixzz3G7g3STOs

0 comentários :

Postar um comentário