Cabeçalho

Logotipo

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Uma bola de futebol que gera energia


A Soccket é uma bola de futebol que consegue transformar energia cinética em elétrica enquanto rola. A invenção é uma espécie de pequeno gerador que pode ajudar as regiões mais distantes e necessitadas do planeta por meio da diversão e do esporte. Trinta minutos de jogo geram energia suficiente para manter acesa uma lâmpada LED por três horas, que pode ser usada para iluminar ambientes durante boa parte da noite.
A "mágica" acontece graças a um pêndulo de zinco, responsável por captar energia do movimento. Ele roda um gerador conectado a uma bateria Li-on, que armazena a carga. A carcaça da bola é composta por plástico e espuma EVA reciclável. As engrenagens internas fazem com que ela pese cerca de 30 gramas a mais do que uma bola convencional.
O invento usa tecnologia patenteada pela Uncharted Play, empresa criada em 2011 pela idealizadora da Soccket, Jessica O. Matthews. A co-fundadora e CEO da companhia começou a pensar no assunto em 2008, quando conheceu Julia Silverman no curso de Ciências Sociais da Universidade de Harvard. Ambas consideravam importante aproveitar a energia gasta durante uma partida de futebol de forma produtiva, especialmente porque o esporte é popular em muitos países pobres.
Atualmente, a Uncharted Play distribui bolas em países em desenvolvimento, incluindo o Brasil. A companhia inclusive esteve aqui durante a Copa do Mundo e visitou favelas e lugares com problemas de abastecimento elétrico.
A Soccket está em sua segunda geração e pode ser encomendada por US$ 99 (aproximadamente R$ 245, em conversão direta). Para cada produto comprado, outro é doado a uma criança de países da África e América do Sul. As encomendas podem ser feitas através do site da empresa e serão enviadas ainda neste ano.

Leia mais:
http://extra.globo.com/projetos-especiais/light/uma-bola-de-futebol-que-gera-energia-14182922.html#ixzz3Fc0Ivp3O

0 comentários :

Postar um comentário