Cabeçalho

Logotipo

terça-feira, 25 de novembro de 2014

BRASIL 1984, A PRIMEIRA PRATA !!!


Por: Edson Santos
O termo geração de prata é muito utilizada para denominar a Seleção Brasileira de Vôlei, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles.
Mas vamos lembrar aqueles Jogos sim, mas na modalidade Futebol, que encontrou um lugar no pódio Olímpico pela primeira vez depois de 7 participações anteriores ( 1952 Helsinque, 1956 Melbourne, 1960 Roma, 1964 Tóquio, 1968 Cidade do México, 1972 Munique, 1976 Toronto, em 1980 o Brasil não se classificou no Torneio Pré Olímpico Sul Americano realizado na Colômbia).
Visando a preparação para o Torneio Pré Olímpico foram realizados jogos contra o Paraguay e Romênia . Nestes jogos e no próprio Torneio, o técnico  foi o Capitão do Exército Kléber Caldas Camerino, integrante da comissão técnica (como auxiliar de preparação física) da extinta CBD NAS Copas de 1970 e 1978 já como Secretário.
O Torneio Pré Olímpico
Realizado no Equador o Brasil fez bela figura retornando com o Título de Campeão.
Time Base : Paulo Vitor (Fluminense), Edson Boaro (Corinthians), Davi (Santos), Leiz (Portuguesa) e Adalberto (Flamengo), Vitor (Flamengo), Dunga (Internacional) e Moreno (América-RJ); Gersinho (Santos), Mirandinha (Náutico) e Mário Marques (Vasco da Gama).
O elenco contava ainda com o Goleiro Sidmar (Guarani), Jorginho(Flamengo), Ricardo Gomes (Fluminense), Renê Weber (Fluminense), Geraldo Pereira (Botafogo), Marcus Vinícius (Atlético –MG)  e Márcio Fernandes (Santos).
A Campanha
Em um Grupo com Equador e Colômbia(sediado em Guaiaquil), a Seleção Brasileira teve a seguinte campanha : Brasil 2 x 1 Colômbia ( em 12/02), Brasil 0 x 0 Equador (em 15/02), já no quadrangular final venceu o Paraguay por 2 a 0( em 17/02), Equador por 2 a 0 (em 19/02) e finalmente o Chile por 3 a 2 (em 21/02)


Em pé : Paulo Vitor, Edson Boaro, Dunga, Davi, Jorginho e Leiz; Agachados: Gersinho,Renê Weber,   Mirandinha, Mario Marques e Marcio Fernandes .

Los Angeles é logo ali...
Campeão do Torneio Pré Olímpico do Equador, o Brasil seguiu para o os Jogos Olímpicos em Los Angeles , com uma equipe de profissionais, pois o COI e a FIFA  permitiram a partir de então, a formação de equipes com jogadores não amadores, mas que não tivessem disputado Copas do Mundo. Infelizmente para nós brasileiros, os clubes se recusaram a ceder os seus atletas  e o Brasil foi representado (ainda que brilhantemente) pelo time do S.C.Internacional de Porto Alegre, reforçado com cinco jogadores , respectivamente de Ponte Preta, Santos,Flamengo, Botafogo de Ribeirão Preto e Corínthians .
O treinador foi Jair Picerni, auxiliado por Ernesto Luis Lance ambos oriundo do E.C.Santo André – SP.
E  o Time Base era: Gilmar Rinaldi, Ronaldo Moraes (Corinthians), Pinga, Mauro Galvão e André Luis;Ademir Kaefer, Dunga e Gilmar Popoca (Flamengo); Tonho, Kita e Silvinho.
O elenco contava ainda com o Goleiro Luis Henrique (Botafogo –SP),Luis Carlos Winck, Davi (Santos),Milton Cruz, Chicão (Ponte Preta) e Paulo Santos.


Em pé : Davi, Dunga,Pinga, Chicão, Gilmar Rinaldi, Ronaldo Moraes, André Luis, Kita e Luis Henrique; Sentados: Luis Carlos Winck, Tonho, Paulo Santos, Ademir  Kaefer, Gilmar Popoca, Mauro Galvão, Silvinho e Milton Cruz.

A Campanha
Em um Grupo com Arábia Saudita, Alemanha Ocidental (como se dizia na época) e Marrocos (sediado em Pasadena), a Seleção Brasileira teve a seguinte campanha :
(30/07) Brasil 3 a 1 nos Árabes (treinados por Zagallo),(01/08)  1 a 0 no Alemães (que contavam com os futuros Campeões Mundiais em 1990, Guido Buchwald e Andreas Brehme) e (03/08) 2 a 0 nos Marroquinos.
Nas Quartas de Final um empate de 1 a 1 com o Canadá (decidido nos pênaltis 4 a 3 Brasil), jogo realizado em Palo Alto em 06/08.
Na Semi Final , com gols de Gilmar Popoca e Ronaldo Moraes, o Brasil venceu a Itália (de Franco Baresi, Daniele Massaro e Pietro Fanna que no ano seguinte levaria o Verona ao inédito título italiano) por 2 a 1 em Palo Alto (08/08)
 

Em pé : Pinga, Gilmar Rinaldi, Mauro Galvão, Ademir Kaefer, Ronaldo Moraes e André Luis; Agachados: Tonho, Dunga, Kita, Gilmar Popoca e Silvinho.
E por fim na Decisão da Medalha de Ouro e o do lugar mais alto do Pódio a Seleção Brasileira foi derrotada por 2 a 0 com gols de François Brisson e Daniel Xuereb.
O Brasil perdeu apenas a final , assim alcançamos pela primeira vez o pódio Olímpico e a medalha de prata , no Rose Bowl em Pasadena na Califórnia. O mesmo Palco do Tetra Campeonato Mundial  10 anos depois, mais isso é uma outra história...

Fontes: Livro o Futebol Brasileiro nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, de Aristides Almeida Rocha
Revista Placar / Editora Abril

Um comentário :