Cabeçalho

Logotipo

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Academia LANCE! A consolidação financeira do Bayern de Munique

O clube cresceu de forma contundente, especialmente nos últimos anos quando se estabeleceu como uma das forças do futebol mundial

Por: Amir Somoggi

No final de novembro o Bayern de Munique surpreendeu o mercado do futebol com a publicação de suas informações financeiras para a temporada 2013-2014.
A companhia Bayern encerrou o ano fiscal com um faturamento de 528,7 milhões de euros, um recorde no futebol alemão e muito próximo do líder Real Madrid, que foi o único a passar a barreira dos 500 milhões de euros de receitas até então.
Se for descontado os 41,2 milhões em ganhos com as transferências de atletas, o Bayern de Munique fechou a última temporada com receitas de 487,5 milhões de euros.
O fato mais impressionante nos números é que apenas 54,9 milhões de euros são provenientes dos direitos de TV, um valor baixo quando comparado com outros gigantes da Espanha, Inglaterra e Itália.
Isso significa que o feito do Bayern é anda mais representativo, já que teve que maximizar as outras fontes para crescer. O clube gera 140 milhões de euros com o Allianz Arena e mais 117,7 milhões em patrocínios. Outros 105,2 milhões são gerados com vendas de produtos na Alemanha e em todo o mundo.
O segredo do sucesso do clube bávaro foi desenvolver de forma consistente projetos de exploração da marca, em ganhos com grandes contratos de patrocínio, atualmente são mais de 27 marcas. E também na exploração das vendas dos produtos, que geram um volume astronômico de recursos. Outro ponto fundamental são os ganhos com sua arena, recentemente quitada.
Assim, o clube cresceu de forma contundente, especialmente nos últimos anos quando venceu a Champions e se estabeleceu como uma das mais importantes forças do futebol mundial.
Em 2011, o clube faturava 328 milhões de euros e tinha lucro líquido de 1,3 milhão de euros. Atualmente são 528,7 milhões e lucro de 16,5 milhões. Somente em dividendos para os acionistas foram distribuídos 8,6 milhões de euros.
A grande questão sobre o gigantismo do Bayern é a diferença para os demais clubes alemães. Mesmo que a divisão da TV feita pela Bundesliga seja a mais equilibrada do futebol europeu, o time de Munique se distanciou globalmente dos demais e fatura em marketing e com o estádio de forma muito maior que os outros clubes.
O Borussia Dortmund, segundo em faturamento da Alemanha gera 256 milhões de euros em receitas, na sequência aparecem o Schalke04 com 198 milhões de euros e Hamburgo com 135 milhões.
O Bayern em 2013 representava 20% das receitas da Bundesliga e provavelmente em 2014 essa participação deva crescer. Outros times alemães precisam desenvolver suas marcas globalmente, como fez o Bayern, para atrair mais patrocínios e principalmente vender mais produtos.
Será pelo marketing dos outros clubes da Liga que pode estar a solução para a supremacia absoluta do Bayern no país.

Leia mais no LANCENET!
http://www.lancenet.com.br/minuto/Academia-LANCE-consolidacao-Bayern-Munique_0_1263473706.html#ixzz3LU9AVVd6
© 1997-2014 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE!

0 comentários :

Postar um comentário