Cabeçalho

Logotipo

sábado, 10 de janeiro de 2015

Especial | Uma visita aos Clubes Portugueses: Parte II – Benfica


Neste segundo capítulo do nosso especial “Uma visita aos clubes portugueses”, o destaque é o Benfica e sua íntima relação com seu torcedor. Visando novos negócios para o clube português em território brasileiro, a BKDP contou a sua experiência no Estádio da Luz.
Se você não leu a primeira parte, quando a agência visitou o Sporting, clique aqui. O texto original pode ser lido na íntegra através do blog mantido pela agência.


Agência BKDP visitou os três maiores clubes portugueses  e vamos compartilhar com vocês um pouco dessa experiência!
A primeira postagem foi sobre o Sporting, onde visitamos o clube em dia de jogo (Sporting x Chelsea – Champions). Caso você tenha perdido acesse clicando aqui.
Hoje falaremos da visita realizada ao SL Benfica, conhecido mundialmente em virtude do elevado número de sócio torcedores, ainda mais se analisarmos que, em termos de proporções levando em consideração o tamanho da população de Portugal, ter mais de 200 mil sócios é algo extraordinário.
A BKDP Marketing e Licenciamento foi recebida pelo Sr Miguel, Gestor de Licenciamento – Direcção Merchandising e Licenciamento do SL Benfica, que pode contar um pouco da história do Clube e também os processos que envolvem o marketing e licenciamento.


O clube está de olho no mercado Brasileiro e a BKDP Marketing e Licenciamento está auxiliando o Clube na prospecção de parceiros no Brasil, visando aumentar a exposição e internacionalizar sua marca.
O Benfica aposta na relação com seu torcedor como seu maior triunfo. São muitos produtos e experiências que o clube proporciona para seu adepto, tornando-o cada vez mais próximo e apaixonado pelo clube.
Abaixo dois exemplos de produtos oferecidos pelo clube: 
Visita Guiada ao Estádio da Luz
Em uma segunda ocasião realizamos a visita guiada ao Estádio da Luz (€ 10 por pessoa), que passa desde a maquete do antigo estádio, vestiário, sala de imprensa, campo e, por fim, com a entrega de um certificado assinado pelo presidente.
É um produto simples, porém pouco explorado pelos clubes brasileiros. É a oportunidade de proporcionar ao torcedor uma experiência única de estar nos mesmos locais que os jogadores utilizam em dias de jogos.


Fotografia com o teu jogador favorito no Estádio da Luz
Outro produto muito interessante oferecido pelo Benfica aos seus adeptos é a fotografia com seu jogador favorito, que consiste na possibilidade de adquirir uma camisa oficial e tirar uma foto com o jogador de sua preferência no gramado do estádio.
Esses dois são pequenos exemplos de como é possível, com custo baixo, oferecer produtos diferentes para o torcedor, pensando sempre na experiência oferecida e no impacto que ela pode causar.
Loja Oficial
Existem duas lojas no Estádio da Luz, uma da Adidas que vende material da empresa e os uniformes de jogo. E uma segunda loja, do próprio clube, que só comercializa produtos licenciados. O clube não permite fotos de dentro da loja, por esse motivo não temos nenhuma aqui.
Sócio Torcedor
Conforme mencionei no inicio, o Benfica aposta no relacionamento para atrair seus sócios torcedores. Atualmente existem cerca de 400 mil cadastros de sócios, porém aproximadamente 220 mil pagantes. Uma curiosidade me chamou a atenção nas trocas de emails com os colaboradores: O clube tem uma cultura onde todos os colaboradores, em sua assinatura de e-mail, apresentam o número do sócio torcedor, ou seja, é praticamente um cartão de visitas e uma obrigação ser sócio torcedor.
Fonte: MKT Esportivo

0 comentários :

Postar um comentário