Cabeçalho

Logotipo

sexta-feira, 27 de março de 2015

Pior time da Libertadores, Zamora é presidido por irmão de Hugo Chávez

Campeão da Venezuela, equipe perdeu todos seus jogos e sofreu 2 goleadas para Boca Juniors


Pior entre os 32 clubes que disputam a fase de grupos da Copa Libertadores, o Zamora, da Venezuela, tem seu nome mais conhecido não em campo, mas nas tribunas. O time é presidido por Adelis Chávez, irmão caçula do ex-presidente Hugo Chávez, que morreu em 2013.
Atual campeão venezuelano manda seus jogos em Barinas, cidade natal de Hugo Chávez, que presidiu a Venezuela de 2000 até sua morte. A família Chávez é muito ligada ao Zamora F.C., equipe que faz campanha decepcionante até para os padrões venezuelanos na Copa Libertadores. O clube perdeu seus quatro jogos e está com saldo negativo de 11 gols. 
Não bastasse isso, a equipe sofreu duas goleadas para o Boca Juniors. Em Buenos Aires, tomou de 5 a 0. Já na Venezuela, não foi muito melhor: perdeu por 5 a 1. 
“Na família sempre fomos livres para eleger o que queríamos fazer. Nem meu pai, nem meus cinco irmãos me pressionaram para eu seguir a carreira política”, afirmou Adelis. “Por uma questão de formação, farei todo esforço e apoio ao legado político de meu irmão. Ele segue ao nosso lado”, acrescentou o dirigente, em entrevista ao diário espanhol Marca.
Adelis se formou em economia e trabalhou na área até 1985. “Desde pequeno, os seis irmãos jogavam futebol e beisebol em um ambiente que não tinha TV nem outras formas de entretenimento. Eu me inclinei mais para a bola de futebol. Em 2002, fundamos essa equipe porque a cidade havia ficado sem representantes com o desaparecimento do Atlético Zamora, em 1999. Ascendemos à primeira divisão em 2006. Em 2009, assumi a presidência”, conta Adelis.
O irmão famoso não tinha os mesmos gostos de Adelis. “Hugo era mais apaixonado pelo beisbol. Como presidente, gostava de participar de diferentes atos em nosso estádio, e festejou muito o primeiro título que conseguimos. Sempre me perguntava coisas da equipe. Apesar da influência que tinha, sempre mantivemos uma gestão com austeridade. Pagamos a média do que se ganha na Venezuela. O apoio que temos das empresas públicas é igual aos de outras equipes, porque a ideia de Hugo [Chávez] era que era preciso ser igual com todos.”
Zamora e Barinas estão muito ligados aos Chávez. Quando Hugo assumiu o poder, seu pai era governador do Estado, cujo mandatário atual é Adán, filho mais velho do clã.
“Há uma luta política no país, mas no futebol nunca senti isso como presidente do clube”, diz Adelis. “A popularidade do Zamora é tão grande que até o Henrique Capriles [ex-candidato à presidente da oposição] usou a camisa de nossa equipe em um comício”, acrescenta.

Original:
http://maquinadoesporte.uol.com.br/artigo/pior-time-da-libertadores-zamora-e-presidido-por-irmao-de-hugo-chavez_28085.html#ixzz3VavMscX7

0 comentários :

Postar um comentário