Cabeçalho

Logotipo

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Escândalo deve acelerar aprovação de MP para refinanciar dívida dos clubes

Reunião de representantes do governo com relator de texto da MP deve ocorrer na semana que vem


O enfraquecimento político da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deve acelerar a aprovação do texto final da Medida Provisória que prevê o refinanciamento das dívidas dos clubes de futebol com o governo federal.
Na próxima semana, já deverá haver uma reunião entre representantes do governo com Otávio Leite, que é o relator da MP 671. A expectativa é de que Leite acelere a redação do texto final da MP e que isso faça com que os políticos aprovem a medida, que obriga uma série de mudanças na gestão dos clubes que aderirem ao refinanciamento proposto.
O cenário mudou desde quarta-feira, quando estourou o escândalo de corrupção envolvendo dirigentes do futebol nas Américas do Sul, Central e do Norte e que resultou na prisão de José Maria Marin, ex-presidente da CBF.
A disputa sobre a aprovação do texto da MP era o grande embate travado pelos dirigentes da CBF com o governo desde que Marco Polo del Nero assumiu a presidência da entidade, em 16 de abril. Desde então, a bancada da bola em Brasília havia conseguido travar a aprovação da MP 671.
O problema para a CBF é que, com o estouro do caso de corrupção, o humor político mudou.
Na última quinta-feira, o deputado federal e ex-judoca João Derly conseguiu 200 assinaturas para instaurar uma CPI para apurar irregularidades no futebol na Câmara. Romário, ex-jogador e senador, já havia feito pedido similar no Senado ainda no dia de estouro do escândalo, após colher 52 assinaturas favoráveis à instauração de uma CPI.
Encurralados, os dirigentes da CBF devem concentrar esforços para travar o andamento das CPIs e, assim, não conseguirão bloquear a aprovação do texto da MP. Se aprovada, a medida promete dar uma guinada na gestão dos clubes, ao exigir, entre outras coisas, que as entidades só possam ter uma reeleição, além de cumprir com diversas obrigações fiscais.

Original:
http://maquinadoesporte.uol.com.br/artigo/escandalo-deve-acelerar-aprovacao-de-mp-para-refinanciar-divida-dos-clubes_28424.html#ixzz3bX6xscHp

0 comentários :

Postar um comentário