Cabeçalho

Logotipo

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Coaching Esportivo – Uma nova abordagem no futebol


No país do futebol, nada mais esperado do que o sonho de crianças e jovens em serem jogadores profissionais de futebol. E quando vemos notícias falando dos altos salários dos nossos craques, aumenta o desejo de chegar ao estrelato com uma vida de sucessos e tranquilidade.  Mas como ser um grande craque? 

Mas nos bastidores e nas muitas histórias contadas por quem já passou pelos gramados, percebemos que não é bem assim. Muitas horas de treino e superação, dores e stress acompanham a rotina desses profissionais.  

Hoje com o advento de novas tecnologias e outros conhecimentos como o Coaching, a busca por melhor desempenho do atleta seja de futebol ou outros esportes é fundamental apoiar-se nelas e conseguir chegar ao sonho/objetivo. Coaching é uma assessoria específica de alcance totalmente voltado para o atleta.  

Hoje vemos preparadores nas questões físicas, técnicas, táticas, mas a descoberta de Tim Gallwey na década de 70, quando treinava atletas de Tênis, a pergunta foi: porque eles não conseguiam atingir níveis acima em seu desempenho apesar de todos os esforços realizados? Após muita pesquisa e estudo em busca de excelência para a performance dos atletas, ele desenvolveu este método e uma nova abordagem, o Coaching. O treinamento do jogo interior para eliminação de barreiras, onde o atleta atinge seu melhor através desta assessoria específica!  

A fórmula básica é a seguinte: Desempenho = Potencial – interferência (D=P-i), onde a interferência seria todas as barreiras internas ou externas ao Coache (ou cliente ou atleta). 

Tornou-se tão procurado e atuante este trabalho que o mundo corporativo absorveu e chega aos nossos dias com uma visão e atuação ainda mais ampliada!
 
 
Narciso Cardoso
Profissional em Coaching – especialização em esportivo/carreira, com quase de 35 anos de experiência de trabalho em grandes empresas, diretor em associações profissionais, com cursos e treinamentos em gestão esportiva, PNL, Competência Emocional para esportes, SQT – Ferramentas para Qualidade, Liderança em equipes.

0 comentários :

Postar um comentário