Clube arrecada com bilheteria, aumenta vendas de sua loja na região e promove encontro de torcedores
O Flamengo bateu
recorde no Brasileirão 2015 na noite de ontem ao jogar para um público de 67
mil pessoas no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. A passagem do clube pelo
Distrito Federal foi acompanhada de ações de marketing com os fãs locais e uma
rentabilidade em venda de produtos e bilheteria.
Segundo o jornalista Rodrigo Capelo, a loja rubro-negra teve um aumento de 200% em vendas de produtos, principalmente dos
uniformes e 1 e 2. Já nos ingressos, o Fla recebeu um fixo de R$ 1 milhão, mais
uma participação de R$ 500 mil em relação a carga de ingressos vendidos.
Agora, após o sucesso em Brasília, o Flamengo já confirmou que irá
disputar um amistoso no Espírito Santo, outra região onde há forte demanda por
parte de seus torcedores. Será, enfim, um “ataque” flamenguista às
regiões comercialmente atrativas ao clube?
Há alguns anos, os clubes brasileiros iniciaram este processo de
excursão pelo país, buscando impactar também fãs que estão em regiões distantes
da sua. Por ora, mandar partidas nos novos estádios frutos da Copa do Mundo
2014, por exemplo, acabam por ser o principal canal para esta aproximação.
Entretanto, no cenário ideal, este “diálogo” deveria ser constante.
No caso do amistoso do
Flamengo no Espírito Santo, o clube retorna ao estado após DEZENOVE anos. Um
hiato que deveria ser muito menor ciente do potencial que há no estado. Os
programas de sócio-torcedor e as redes sociais são pilares fundamentais para um
relacionamento contínuo. Afinal, não se pode dar por satisfeito apenas por
conseguir um estádio lotado e limitar-se aos 90 minutos.
Isso passa, naturalmente, por ações de marketing, por ofertar
produtos e serviços onde há interesse. Se há torcedor, há demanda. Se há
demanda, ela deve ser suprida. E suprida com excelência, já que o próprioFlamengo se desculpou pelos
transtornos na troca de ingressos. Por outro lado,
sócios-torcedores de Brasília puderam ir ao hotel onde o clube estava hospedado
e foram recebidos pelos jogadores.
Pouco valorizada no futebol brasileiro, as pesquisas de mercado
são fundamentais para fazer um mapeamento de mercado e auxiliar os clubes a
descobrirem regiões potencialmente atrativas e ainda inexploradas. O Flamengo
sanou um desejo do seu torcedor de Brasília e terá como retorno não somente o
quesito financeiro, mas trará na bagagem uma infinidade de clientes
satisfeitos.
O resultado em campo não veio, mas certamente no coração de muitos
flamenguistas que estiveram no Mané Garrincha, talvez ele foi o que menos
importou. No placar, uma goleada de experiência que ele levará por muitos anos.
Fonte:
MKT Esportivo
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