Cabeçalho

Logotipo

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

PROFISSIONALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS CLUBES BRASILEIROS

Por: Gustavo Souza

Não há mais espaço para o amadorismo. O futebol Brasileiro necessita de uma profissionalização que gere mais eficiência, recursos, e aumente a capacidade de formar times competitivos.


Hoje é importante um gestor que tenha formação, conhecimento técnico e científico sobre a área que atua. Faz tempo em que o dirigente era conhecido por “cartola”, que se tratava de pessoas apaixonadas pelo esporte que através do poder político e econômico geriam uma entidade desportiva. Nos dias atuais, há a necessidade de contratação de gestores remunerados para gerir essas entidades de forma profissional.

Como toda empresa séria, os clubes deveriam ter como prioridade se manter em dia com as dívidas. O que é um bom fator para o clube em vários setores. Um deles é o fato de poder receber patrocínios de empresas públicas como ocorre com o Flamengo, Coritiba, Corinthians; sendo patrocinado pela Caixa Econômica Federal. Outro ponto relevante é poder captar receitas para os Esportes Olímpicos através das leis de incentivo ao esporte, com o objetivo de transformá-los em autossustentáveis.

A confederação Brasileira de clubes e seu financiamento para clubes visam amenizar a crise financeira presente em quase todos os times. A CBC recebe verba do governo federal para repassar aos clubes incentivando o acerto das dívidas através de renegociações de forma a que os mesmos possam ter acesso a certidões negativas, através das quais podem acessar as verbas disponibilizadas pela CBC, com propostas de projetos inovadores e atendendo a este novo modelo de gestão.

5 comentários :

  1. Ótimo artigo - relevante, pela abordagem incentivadora à profissionalização na gestão nos clubes. A questão das certidões e a viabilidade de caminhos para obtê-las, trazem o perfil das oportunidades que o atual momento oferece.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Gustavo!
    Toda sua abordagem sobre o tema, é pertinente e perfeita!! Pois reflete exatamente o olhar de gestor! Thiago Alves Diretor de Futebol Boavista SC

    ResponderExcluir
  3. Ótimo artigo! Parabéns!

    ResponderExcluir