Cabeçalho

Logotipo

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Borussia Dortmund mantém topo como clube que mais atrai torcedores na Europa

Vice-campeão alemão lota 99,77% das arquibancadas do Signal Iduna Park e supera Barcelona em classificação

O Borussia Dortmund não ganhou título nesta temporada, mas manteve o posto de clube que mais atrai torcedores nos estádios europeus. Segundo estudo do site Worldfootball.net, a equipe aurinegra conseguiu colocar em média 81.178 torcedores nas arquibancadas do Signal Iduna Park, cuja capacidade máxima é de 81.359 pessoas. Ou seja, o índice de lotação da arena chega a 99,77%.
A segunda posição ficou com o badalado Barcelona de Messi, Neymar e Suárez. O time da Catalunha colocou 78.881 fanáticos em suas partidas no Camp Nou. Apesar de números parecidos com o clube alemão, o índice de lotação da equipe foi de apenas 79,39%, já que seu estádio comporta 99.354 espectadores.
Outro clube sem comemorar um título na temporada e nem sequer uma vaga na Liga dos Campeões, o Manchester United conquistou o terceiro posto, com média de 75.286 pessoas em Old Trafford. As posições seguintes são ocupadas por dois gigantes do futebol europeu e semifinalistas da Liga dos Campeões: Bayern de Munique (75.006) e Real Madrid (69.736).



A partir daí, o destaque são os clubes que disputam a Bundesliga, com cinco no top ten, o que mostra a eficiência na venda de ingressos e nos preços mais acessíveis aos torcedores em comparação com as outras grandes ligas nacionais europeias.
O primeiro clube que não disputa a Bundesliga, a Liga Espanhola e a Premier League é o Benfica, em 14º lugar, seguido pelo Ajax. O PSG, na 19ª posição, é o melhor francês da relação. A Inter de Milão, mesmo sem conquistar título na temporada, é o clube italiano mais atraente, na 21ª colocação no ranking global. 



0 comentários :

Postar um comentário