Cabeçalho

Logotipo

quarta-feira, 22 de junho de 2016

A necessidade da qualificação no cenário esportivo


Concorrer para uma vaga no mercado de trabalho está cada vez mais difícil, pois as empresas estão exigindo do candidato cada vez mais e mais qualificações, pois a concorrência faz com que essa exigência se torne tão acirrada, porém nem sempre a remuneração acompanha tal exigência.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) afirma que o índice empregatício caiu, e em alguns casos os salários aumentaram. Isso se dá, pois as empresas estão preferindo aumentar os salários dos seus funcionários em vez de abrir novos processos seletivos, devido a dificuldade de encontrar mão de obra qualificada no mercado. 

Trazendo para o mercado esportivo, vejo uma grande evolução, pois em um passado bem próximo o que importava era mais a indicação do que a qualificação do profissional. Isso é muito importante, pois o esporte só tem a ganhar e a crescer com profissionais qualificados e preparados para ocuparem e desempenharem suas funções com excelência. 

Vale ressaltar que a preocupação com a qualificação deve partir das duas partes, ou seja, do gestor e do profissional/candidato. Do gestor por acreditar que ao fazer tal exigência, tendo pessoas qualificadas em sua equipe, sua área estará pronta para desempenhar funções com qualidade e fazer entregas com excelência; e do profissional/candidato por entender que ao se qualificar, ele sempre terá espaço e oportunidade em um mercado cada vez mais competitivo. 

Outro ponto tão importante quanto a qualificação é o caráter do profissional que ocupará qualquer vaga no ramo esportivo, seja ele ocupando cargos de diretoria, gestão, coordenação ou de análise, pois muitas vezes por conta de questões políticas, dezenas de "indivíduos" estão sendo colocados para ocuparem cargos e não está se levando em conta nenhum tipo de avaliação, consequentemente, acarretando graves problemas no trabalho que está sendo desenvolvido. 

Falando um pouco a respeito do atual cenário do futebol brasileiro, mergulhado em falcatruas e escândalos, pode-se afirmar que é necessária uma renovação urgentemente, fazendo a junção do profissional qualificado e com caráter ilibado, enxergando a necessidade do preenchimento de vagas com pessoas sérias, honestas e que queiram contribuir para tal renovação, e só assim poderemos voltar a ver uma evolução no futebol brasileiro, bem como no cenário esportivo. 

Gustavo Damasceno
- Bacharel em Direito
- Pós Graduado em Direito Desportivo (Centro Universitário da Cidade)
- Auditor do STJD (Confederação Brasileira de Muay Thai)



0 comentários :

Postar um comentário