Cabeçalho

Logotipo

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Por visibilidade, CBF cede direitos de TV de Brasil x Colômbia de forma gratuita

Confederação gera sinal a emissoras do Brasil e exterior e pede em contrapartida doações à Chapecoense

A CBF decidiu abrir a todas as emissoras interessadas o sinal do Jogo da Amizade, amistoso entre Brasil e Colômbia, que será realizado em benefício da Chapecoense. Os direitos de transmissão do jogo serão repassados a canais abertos e fechados, do Brasil e do exterior, de maneira gratuita.
A decisão por abrir o sinal da partida foi tomada pela cúpula da CBF na tarde de segunda-feira (dia 16). O convite foi enviado às emissoras à noite. O departamento jurídico da confederação elaborou, às pressas, um contrato a ser enviado às TVs interessadas em transmitir o jogo.
O jogo será no dia 25 (quarta-feira), às 21h45, no estádio Nilton Santos, o Engenhão, no Rio de Janeiro. Como a partida foi marcada de maneira extraordinária, para ajudar a reerguer o time catarinense, o evento não constava no contrato com a Globo e o SporTV, emissoras oficiais dos eventos da seleção brasileira. Daí, a opção por abrir o sinal para dar mais visibilidade à iniciativa.
Embora o sinal seja cedido sem ônus às emissoras, no convite feito às TVs, há um pedido para, caso o canal consiga comercializar o evento com anunciantes, que doe parte da renda à Chapecoense. O pagamento, porém, não é obrigatório e será feito diretamente ao clube, sem intermediação da CBF.
Segundo a Máquina do Esporte apurou, várias emissoras já demonstraram interesse. Entre os canais estrangeiros estão a Al Jazeera, maior canal do mundo árabe, sediada no Qatar, e a CCTV, principal emissora chinesa.
No Brasil, a ESPN já confirmou que irá passar o confronto. "Desde o momento da cobertura da tragédia do voo da Chapecoense essas questões [de concorrência] meio que extrapolaram um pouco. Implicitamente ficou um negócio para todo mundo fazer e estar envolvido nessa causa", afirmou Arnaldo Ribeiro, chefe de redação da ESPN. 
O FoxSports, que perdeu seis profissionais no acidente aéreo, sinalizou que vai transmitir o evento. A ideia do canal é também exibir o jogo para a América Latina. O Esporte Interativo, por sua vez, anunciou a transmissão através de suas redes sociais. 
A Rede TV!, entre as emissoras abertas, foi a primeira a se manifestar publicamente. “Somos uma das emissoras mais comprometidas com a pluralidade do esporte e transmitir este jogo, com a finalidade beneficente que ele possui, é uma satisfação imensa para o canal”, afirmou Franz Vacek, superintendente de jornalismo e esportes da emissora paulista.
O jogo também foi oferecido à Globo, Band, SBT, Record, Rede Vida! e TV Brasil, entre as emissoras abertas. Nas fechadas, SporTV, Esporte Interativo e BandSports receberam a oferta da CBF para a transmissão da partida. 
A confederação brasileira já contratou uma produtora para fazer o amistoso. O jogo também vai ser transmitido pela entidade através do Facebook Live.
Para o duelo serão utilizados apenas jogadores que atuem no Brasil e na Colômbia. O técnico Néstor Pekerman convocou, nesta terça-feira (dia 17), apenas 16 jogadores. Sete deles atuam pelo Atlético Nacional, de Medellín, que enfrentaria a Chapecoense pela final da Copa Sul-Americana. O destaque é o atacante Borja, que chegou a ser assediado pelo Palmeiras. A seleção brasileira será convocada pelo técnico Tite na quinta-feira.



0 comentários :

Postar um comentário