Cabeçalho

Logotipo

quarta-feira, 15 de março de 2017

Curso de Gestão do Futebol do MFM põe cartolas em sala de aula

Dirigentes de Flamengo, Fluminense, Grêmio e Santos participam de curso na FIA


A primeira edição do curso Excelência em Gestão do Futebol, lançada pelo Movimento por um Futebol Melhor, terá a presença em sala de aula de alguns dos principais dirigentes da modalidade no país.
Entre os participantes indicados pelos clubes estão Fred Luz (CEO do Flamengo), Gustavo Rössler Zanchi (CEO do Grêmio), Pedro Abad (presidente do Fluminense) e César Augusto Conforti (vice-presidente do Santos).
O curso é realizado em parceria com a FIA (Fundação Instituto de Administração), parceira do prêmio Gestão de Campeão, lançado no final do ano passado pelo MFM. A ideia é melhorar as práticas de gestão esportiva entre os clubes membros do movimento, que é capitaneado pela Ambev. Os melhores cases serão premiados.
“A aproximação do mercado com a academia cria o ambiente favorável para que se tenham pessoas mais preparadas na gestão do futebol brasileiro. Gosto de olhar no retrovisor e ver que evoluímos em relação a dez anos atrás”, destaca Michel Fauze Mattar, coordenador da pós-graduação em Excelência em Gestão do Futebol na FIA.
O programa do curso foca temas como: liderança, planejamento estratégico, negociações complexas, planejamento financeiro, gestão de marketing e vendas, análise de performance financeira e esportiva, ética no ambiente de negócios, entre outros itens inspirados no regulamento do Gestão de Campeão.
“Entendemos e nos aprofundamos nos pilares que sustentam nosso futebol, evoluindo em uma forma de medição de performance com métricas claras que dão visibilidade para as oportunidades e valorizam as boas práticas”, afirmou Sandro Leite, gerente de marketing esportivo da Ambev.
“A FIA como parceira no desenvolvimento do curso nos dará a oportunidade de estimular o intercâmbio de conhecimento e formar novos gestores para o nosso futebol”, acrescentou o executivo. 
Com duração de 18 meses, a pós-graduação terá aulas de quinta a sábado em uma semana ao mês. Tudo para facilitar a presença de alunos de fora de São Paulo.
“A pós também é aberta a interessados que tenham alguma graduação. No processo de seleção, haverá análise curricular, a experiência do candidato e em uma segunda etapa, uma entrevista”, conta Mattar, que destaca o curso também como boa oportunidade para o networking já que haverá a presença de vários executivos de clubes.
Segundo ele, com a edição do Regulamento de Licença de Clubes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que entrará em vigor em 2018, e a criação da Lei de Responsabilidade Fiscal no Esporte, o mercado de trabalho para gestores profissionais de clubes irá se desenvolver no Brasil. “E, a partir disso, a capacitação e o conhecimento passarão a ser um diferencial decisivo.”
São Paulo, Ponte Preta, Santos, Flamengo, Fluminense, Botafogo, Cruzeiro, Atlético-MG, Grêmio, Internacional, Juventude, Bahia, Vitória, Goiás e Coritiba são os clubes que já aderiram ao prêmio de excelência do MFM.

Original: http://maquinadoesporte.uol.com.br/artigo/curso-de-gestao-do-futebol-do-mfm-poe-cartolas-em-sala-de-aula_32134.html#ixzz4bPePBKzk

0 comentários :

Postar um comentário