Cabeçalho

Logotipo

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Ex-atacante Gianluca Vialli cria portal de crowdfunding do esporte

Ídolo italiano dos anos 80 e 90 acredita que projeto pode ajudar esporte mundial

O ex-atacante italiano Gianluca Vialli se tornou o símbolo de uma nova ideia (que não é tão nova assim) no mundo do esporte. Ele colocou em prática um projeto de crowdfunding do esporte.
A ideia do ex-atacante de Sampdoria, Juventus, Chelsea e seleção italiana baseia-se no fato de que muitas vezes os clubes de futebol afundam em dívidas gigantescas por não conseguirem pagar o que devem e não entrarem em acordo com os bancos. Para Vialli, a solução pode estar nos próprios torcedores de cada time.
Em uma entrevista para o Financial Times, Vialli afirmou que o sistema pode acabar com dois problemas do esporte atual: "o financiamento e a pouca conexão entre os clubes e seus torcedores".
Com esse pensamento, o ex-jogador, que hoje atua como comentarista do canal Sky Sports Itália, uniu-se a Fausto Zanetton, ex-funcionário dos bancos de investimentos Goldman Sachs e Morgan Stanley, para criar a Tifosy, uma espécie de plataforma de crowdfunding especializada em esportes.
Na página de Zanetton no Linkedin, ele afirma que "ajudamos os clubes a angariar fundos on-line, conectando-os à sua base global de fãs. Nossa missão é permitir que todos invistam no esporte de forma justa e transparente. Chamamos isso de Fanfunding".
A ideia da Tifosy é permitir aos clubes as opções habituais de micropatrocínios, como entrega de ações, emissão de bônus por montante reduzido ou até a entrega de presentes ou descontos em serviços, em troca da contribuição de recursos.
Um dos clientes de Vialli e Zanetton é o Stevenage FC, da Liga de Futebol Inglesa. O clube conseguiu 600 mil libras com uma emissão de títulos para indivíduos que servirão para a construção de um novo setor de arquibancadas no estádio do clube. Fulham, Coventry City e vários clubes da Serie B da Itália também já conversam com a Tifosy.
Na verdade, a ideia da Tifosy não é novidade, pois já existem portais deste tipo voltados para o esporte. Algumas entidades esportivas, como o Espanyol e a rede de academias DiR, já optaram por esta fórmula para algumas iniciativas específicas.

Original: http://maquinadoesporte.uol.com.br/artigo/ex-atacante-gianluca-vialli-cria-portal-de-crowdfunding-do-esporte_33160.html#ixzz4san5I9Tk

0 comentários :

Postar um comentário