Cabeçalho

Logotipo

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Argentina, Uruguai e Paraguai oficializam candidatura a Copa 2030

Candidatura tripla é única oficial para ano em que Mundial completará 100 anos

Agora é oficial: Argentina, Uruguai e Paraguai lançaram uma candidatura tripla para serem os países-sede da Copa do Mundo de 2030. O anúncio foi feito em uma reunião realizada na Casa Rosada, sede do governo argentino.
No encontro, estiveram presentes o presidente da Fifa, Gianni Infantino, o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, e os mandatários dos três países: Mauricio Macri (Argentina), Tabaré Vázquez (Uruguai) e Horacio Cartes (Paraguai).
A Fifa parece apoiar bastante a ideia. Isso porque o anúncio da candidatura de maneira oficial teria sido no final de agosto, na véspera da partida entre Uruguai e Argentina pelas Eliminatórias para o Mundial de 2018, não fosse um pedido de Gianni Infantino para estar presente, o que só foi possível nesta quarta-feira (4). O presidente da Fifa viajou 13 horas de Frankfurt, na Alemanha, para Bueno Aires, e voltou à Europa no mesmo dia.
“Sinto emoção por estar em um país, em uma cidade que escreveu muitas das páginas mai emocionantes da lenda, do mito que é o futebol. O futebol é o futebol graças à Argentina”, ressaltou Infantino, em pronunciamento na Federação Argentina de Futebol (AFA).
Com relação aos presidentes dos três países, é evidente a paixão de cada um pelo futebol e a vontade de fazer a candidatura dar certo, já que todos têm uma relação estreita com o esporte. O argentino Macri foi presidente do Boca Juniors entre 1995 e 2007, enquanto o uruguaio Vázquez era vice-presidente do Club Atlético Progresso em seu único título do Campeonato Uruguaio, em 1989, e Cartes foi presidente do Libertad de 2001 a 2013.
O principal trunfo da candidatura tripla dos sul-americanos é a comemoração do centenário da Copa do Mundo de futebol que se dará em 2030. O primeiro Mundial foi disputado no Uruguai, com a final sendo disputada entre uruguaios e argentinos, e a ideia é que o país, dessa vez ao lado dos vizinhos, receba mais uma vez o torneio 100 anos depois.
Até o momento, apenas a candidatura sul-americana é oficial para 2030. A China começa a se movimentar com a intenção de fazer uma proposta oficial, Gana sonha com uma candidatura, e há quem aposte que a sede será um país europeu.
Vale lembrar que nem a sede do Mundial de 2026 está definida. Estados Unidos, Canadá e México, também em uma tripla candidatura, duelam com o Marrocos. Já as duas que estão mais próximas foram escolhidas faz tempo: 2018 na Rússia, e 2022 no Qatar.

Original: http://maquinadoesporte.uol.com.br/artigo/argentina-uruguai-e-paraguai-oficializam-candidatura-copa-2030_33294.html#ixzz4ukJqAvum

0 comentários :

Postar um comentário