Anunciado no Black Friday, assunto tomou as redes
sociais e garantiu um retorno muito relevante aos envolvidos
Sim, é um patrocínio pontual e talvez dure apenas uma
partida. O fato é que o Botafogo fez história e Felipe Neto também.
Se tratando deste tipo de acordo, pela primeira vez um clube já pode comemorar
um retorno que vai muito além do financeiro. Por mais que não aprovemos um
patrocínio de tão curta duração, os números envolvidos nesta relação superam
qualquer rejeição à efemeridade contratual.
Aos fatos. Em meio ao concorrido e popularíssimo Black Friday,
de maneira estratégica, um youtuberanunciava patrocínio ao seu time do coração.
Rapidamente, a imprensa, especializada ou não, noticiou o acordo dando amplo
destaque em suas respectivas páginas. Nas redes sociais de Felipe Neto, o
Botafogo se tornou protagonista entre os mais de 29 milhões
de seguidores (YouTube + Twitter +
Instagram) do seu patrocinador. Até aqui, foram diversas
postagens com a camisa alvinegra em destaque que totalizam 775 mil
likes, 5 mil RT’s, 39 mil comentários e 1.3 milhão
visualizações (no conteúdo em vídeo). Caixa, Cercred e Topper também
agradecem.
Apesar das críticas de muitos torcedores, em sua
grande maioria, rivais, o botafoguense abraçou a iniciativa e valorizou o que
eles enxergam como “ajuda” financeira vinda de um botafoguense. Por outro lado,
vale destacar que se trata de uma relação comercial, onde Felipe Neto, através sua
marca ‘Neto’s’, embarcará na força popular do futebol e na sua paixão pelo
clube para promover a sua nova aposta no mercado.
O MKTEsportivo, que já abordou o tema ‘influenciadores‘, destaca
5 importantes motivos que afastarão qualquer crítica ao pioneiro acordo do
Botafogo (e também de Felipe Neto). Se o youtuber ganha em
exposição e reconhecimento ao seu empreendimento, o Botafogo roubou a cena
no Black Friday e ganhou um relevante novo
aliado.
Na era dos influenciadores,
Botafogo foi pioneiro
O uso de influenciadores por parte das marcas ganhou
espaço em 2017 e em 2018 encontraremos um setor de Influencer
Marketing ainda mais maduro. Nomes como o de Felipe Neto e Whindersson
Nunes hoje atraem a atenção e consumo de milhares de
pessoas (em sua maioria, o público jovem). Embarcando nesta crescente
popularidade e engajamento que os mesmos oferecem, de acordo com o
especializado Proxxima, a procura por influenciadores
aumentou 5 vezes no primeiro semestre do ano e a presença em programas fizeram
com que muitos liderassem em audiência. A Adidas, por
exemplo, já embarca nesta estratégia.
No futebol, ainda que o Palmeiras já tenha utilizado
nomes como Rezende Evil, Cocielo e Fred(Desimpedidos)
em seus conteúdos, em nenhum dos casos houve uma relação comercial. O Botafogo,
portanto, abriu o caminho para que estas iniciativas dentro do mercado da bola
possam ter início em 2018. Se não patrocinando, o que tende a ser mais difícil,
mas explorando a força deste novo fenômeno sociocultural e da cocriação.
Felipe Neto é um dos dez
youtubers mais influentes do mundo
Com conteúdo diário, é impossível acessar o YouTube e
não se deparar com um dos vídeos de Felipe Neto. Os recordes fruto desta nova
era que vive o seu canal são inúmeros. E eles se estendem também ao seu irmão,
Luccas Neto, um fenômeno entre as crianças. Ao lançar o canal “Irmãos Neto”,
cerca de 1 milhão de pessoas se inscreveram em menos de 24 horas, o
que estabeleceu um novo recorde global na plataforma. A estreia foi
realizada ao vivo e atingiu 316 mil usuários simultaneamente, batendo com
sobras a marca anterior (240 mil).
Em julho, o canal de Felipe Neto somou 150 milhões
de views e hoje ele já totaliza 2.2
bilhões de visualizações desde que desembarcou no YouTube.
Felipe e Lucas são dois dos youtubers que mais crescem no país, em inscritos
e views, e ampliam cada vez mais suas presenças em licenciamentos, ações
promocionais e serviços.
Pense neste universo atrelado ao Botafogo. Pense que
todo o conteúdo gerado permanecerá nas plataformas e seguirá garantindo
visibilidade ao clube por um longo período.
Mídia espontânea, sócio-torcedor e
seguidores
UOL, GloboEsporte, AdNews, Tecmundo, Capricho, R7,
ODia, ESPN, Yahoo, Terra, Esporte Interativo e Olé (Argentina). Apenas para
citar alguns dos veículos que repercutiram o patrocínio. Fosse outra empresa,
certamente o destaque não obteria tamanho alcance. Tão logo o acerto foi
anunciado, Felipe Neto figurou em um vídeo nas páginas do Botafogo convocando o
torcedor para se associar ao Sou Botafogo.
Mais precisamente no YouTube, onde o youtuber tem
maior presença e engajamento, a Tv oficial do Fogãoincrementou em 34.5 mil
inscritos (de 58.5 para 93 mil) desde sábado, quando
Felipe Neto divulgou um vídeo em seu canal mostrando os bastidores do anúncio e
também sua coletiva de imprensa, um bate-papo com o técnico Jair Ventura e
alguns jogadores. Na descrição, um convite para seguir as redes oficiais do
alvinegro.

Presença de marca nas redes do
youtuber
Mais do que detalhar números, visite o perfil de Felipe Neto no Twitter e
veja a quantidade de publicações que foram feitas sobre o patrocínio ao
Botafogo. E que terá ainda mais hoje, data da partida que o patrocínio
irá figurar na camisa. Imagens, vídeos, retweets e conteúdos
para o e-commerce oficial do clube: o Fogão domina o perfil desde a última
sexta-feira.
O vídeo no YouTube já bateu a marca de 1.3 milhão de
visualizações.
Em meio ao Black Friday, trending
topics
Naturalmente, o Black Friday dominou
as redes sociais e o noticiário na última sexta-feira. A briga das gigantes do
varejo por uma fatia do bolso dos consumidores reinaria não fosse a pioneira
movimentação do Botafogo. Em meio aos agressivos descontos que buscavam seduzir
os usuários, o assunto em torno do acordo com o youtuber se
manteve entre os temas mais populares do Twitter durante o dia inteiro.
Camisa com patrocínio já está sendo
vendida
Mais do que visualizações e um perfil que cresce cada
dia mais, Felipe Neto é uma celebridade que gera consumo. O
youtuber lançou recentemente o livro ‘Felipe Neto – A Trajetória de Um
dos Maiores Youtubers do Brasil‘, que, apenas na pré-venda,
vendeu 25 mil exemplares. Após lançado, figurou entre os mais vendidos do
Brasil. Já seu aplicativo, criado em parceria com a FanHero, atingiu quase
400 mil downloads em um curto espaço de tempo, ficando entre os mais
baixados do país nas semanas seguintes.
Vender a camisa com a opção de personalizar
com um patrocínio pontual foi uma inteligente estratégia
para atrair vendas e gerar receita. Aliado ao investimento que a Neto’s fará
no clube pelo acordo, haverá ainda um incremento pela venda das peças (fora a
exposição nos canais). Como impacta uma camada muito jovem da internet e que
tem como característica consumir tudo que seus ídolos lançam, certamente o
clube (e a Topper) desfrutará de um período atípico de
vendas. No vídeo, que destacamos no início da matéria, contamos pelo menos dez
usuários que afirmaram já terem comprado a camisa personalizada. Portanto, um
pontual, de fato, histórico.
Já estamos na torcida para que a experiência
seja satisfatória e a Neto’s permaneça no Botafogo para 2018.
Fonte:
MKT Esportivo
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