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segunda-feira, 27 de novembro de 2017

O HISTÓRICO ACORDO ENTRE BOTAFOGO E A MARCA DE FELIPE NETO

Anunciado no Black Friday, assunto tomou as redes sociais e garantiu um retorno muito relevante aos envolvidos


Sim, é um patrocínio pontual e talvez dure apenas uma partida. O fato é que o Botafogo fez história e Felipe Neto também. Se tratando deste tipo de acordo, pela primeira vez um clube já pode comemorar um retorno que vai muito além do financeiro. Por mais que não aprovemos um patrocínio de tão curta duração, os números envolvidos nesta relação superam qualquer rejeição à efemeridade contratual.

Aos fatos. Em meio ao concorrido e popularíssimo Black Friday, de maneira estratégica, um youtuberanunciava patrocínio ao seu time do coração. Rapidamente, a imprensa, especializada ou não, noticiou o acordo dando amplo destaque em suas respectivas páginas. Nas redes sociais de Felipe Neto, o Botafogo se tornou protagonista entre os mais de 29 milhões de seguidores (YouTube + Twitter + Instagram) do seu patrocinador. Até aqui, foram diversas postagens com a camisa alvinegra em destaque que totalizam 775 mil likes5 mil RT’s39 mil comentários e 1.3 milhão visualizações (no conteúdo em vídeo). CaixaCercred e Topper também agradecem.

Apesar das críticas de muitos torcedores, em sua grande maioria, rivais, o botafoguense abraçou a iniciativa e valorizou o que eles enxergam como “ajuda” financeira vinda de um botafoguense. Por outro lado, vale destacar que se trata de uma relação comercial, onde Felipe Neto, através sua marca ‘Neto’s’, embarcará na força popular do futebol e na sua paixão pelo clube para promover a sua nova aposta no mercado.

MKTEsportivo, que já abordou o tema ‘influenciadores‘, destaca 5 importantes motivos que afastarão qualquer crítica ao pioneiro acordo do Botafogo (e também de Felipe Neto). Se o youtuber ganha em exposição e reconhecimento ao seu empreendimento, o Botafogo roubou a cena no Black Friday e ganhou um relevante novo aliado.

Na era dos influenciadores, Botafogo foi pioneiro

O uso de influenciadores por parte das marcas ganhou espaço em 2017 e em 2018 encontraremos um setor de Influencer Marketing ainda mais maduro. Nomes como o de Felipe Neto e Whindersson Nunes hoje atraem a atenção e consumo de milhares  de pessoas (em sua maioria, o público jovem). Embarcando nesta crescente popularidade e engajamento que os mesmos oferecem, de acordo com o especializado Proxxima, a procura por influenciadores aumentou 5 vezes no primeiro semestre do ano e a presença em programas fizeram com que muitos liderassem em audiência. A Adidas, por exemplo, já embarca nesta estratégia.

No futebol, ainda que o Palmeiras já tenha utilizado nomes como Rezende EvilCocielo e Fred(Desimpedidos) em seus conteúdos, em nenhum dos casos houve uma relação comercial. O Botafogo, portanto, abriu o caminho para que estas iniciativas dentro do mercado da bola possam ter início em 2018. Se não patrocinando, o que tende a ser mais difícil, mas explorando a força deste novo fenômeno sociocultural e da cocriação.

Felipe Neto é um dos dez youtubers mais influentes do mundo

Com conteúdo diário, é impossível acessar o YouTube e não se deparar com um dos vídeos de Felipe Neto. Os recordes fruto desta nova era que vive o seu canal são inúmeros. E eles se estendem também ao seu irmão, Luccas Neto, um fenômeno entre as crianças.  Ao lançar o canal “Irmãos Neto”, cerca de 1 milhão de pessoas se inscreveram em menos de 24 horas, o que estabeleceu um novo recorde global na plataforma. A estreia foi realizada ao vivo e atingiu 316 mil usuários simultaneamente, batendo com sobras a marca anterior (240 mil).

Em julho, o canal de Felipe Neto somou 150 milhões de views e hoje ele já totaliza 2.2 bilhões de visualizações desde que desembarcou no YouTube. Felipe e Lucas são dois dos youtubers que mais crescem no país, em inscritos e views, e ampliam cada vez mais suas presenças em licenciamentos, ações promocionais e serviços.

Pense neste universo atrelado ao Botafogo. Pense que todo o conteúdo gerado permanecerá nas plataformas e seguirá garantindo visibilidade ao clube por um longo período.

Mídia espontânea, sócio-torcedor e seguidores

UOL, GloboEsporte, AdNews, Tecmundo, Capricho, R7, ODia, ESPN, Yahoo, Terra, Esporte Interativo e Olé (Argentina). Apenas para citar alguns dos veículos que repercutiram o patrocínio. Fosse outra empresa, certamente o destaque não obteria tamanho alcance. Tão logo o acerto foi anunciado, Felipe Neto figurou em um vídeo nas páginas do Botafogo convocando o torcedor para se associar ao Sou Botafogo.

Mais precisamente no YouTube, onde o youtuber tem maior presença e engajamento, a Tv oficial do Fogãoincrementou em 34.5 mil inscritos (de 58.5 para 93 mil) desde sábado, quando Felipe Neto divulgou um vídeo em seu canal mostrando os bastidores do anúncio e também sua coletiva de imprensa, um bate-papo com o técnico Jair Ventura e alguns jogadores. Na descrição, um convite para seguir as redes oficiais do alvinegro.

Presença de marca nas redes do youtuber

Mais do que detalhar números, visite o perfil de Felipe Neto no Twitter e veja a quantidade de publicações que foram feitas sobre o patrocínio ao Botafogo. E que terá ainda mais hoje, data da partida que o patrocínio irá figurar na camisa. Imagens, vídeos, retweets e conteúdos para o e-commerce oficial do clube: o Fogão domina o perfil desde a última sexta-feira.
O vídeo no YouTube já bateu a marca de 1.3 milhão de visualizações.

Em meio ao Black Friday, trending topics

Naturalmente, o Black Friday dominou as redes sociais e o noticiário na última sexta-feira. A briga das gigantes do varejo por uma fatia do bolso dos consumidores reinaria não fosse a pioneira movimentação do Botafogo. Em meio aos agressivos descontos que buscavam seduzir os usuários, o assunto em torno do acordo com o youtuber se manteve entre os temas mais populares do Twitter durante o dia inteiro.

Camisa com patrocínio já está sendo vendida 

Mais do que visualizações e um perfil que cresce cada dia mais, Felipe Neto é uma celebridade que gera consumo. O youtuber lançou recentemente o livro ‘Felipe Neto – A Trajetória de Um dos Maiores Youtubers do Brasil‘, que, apenas na pré-venda, vendeu 25 mil exemplares. Após lançado, figurou entre os mais vendidos do Brasil. Já seu aplicativo, criado em parceria com a FanHero, atingiu quase 400 mil downloads em um curto espaço de tempo, ficando entre os mais baixados do país nas semanas seguintes.

Vender a camisa com a opção de personalizar com um patrocínio pontual foi uma inteligente estratégia para atrair vendas e gerar receita. Aliado ao investimento que a Neto’s fará no clube pelo acordo, haverá ainda um incremento pela venda das peças (fora a exposição nos canais). Como impacta uma camada muito jovem da internet e que tem como característica consumir tudo que seus ídolos lançam, certamente o clube (e a Topper) desfrutará de um período atípico de vendas. No vídeo, que destacamos no início da matéria, contamos pelo menos dez usuários que afirmaram já terem comprado a camisa personalizada. Portanto, um pontual, de fato, histórico.

Já estamos na torcida para que a experiência seja satisfatória e a Neto’s permaneça no Botafogo para 2018.


Fonte: MKT Esportivo

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