Cabeçalho

Logotipo

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Qatar apresenta projeto de estádio 100% desmontável para Copa 2022

Estádio Ras Abu Aboud será erguido com contêineres para 40 mil pessoas

A Copa de 2018 ainda está a pouco mais de seis meses de distância, mas o Qatar segue firme nos preparativos para sediar o Mundial seguinte, em 2022. A novidade apresentada pelo país árabe nesta semana foi o projeto do primeiro estádio 100% removível do mundo. É isso mesmo: o estádio monta e desmonta, de acordo com o que as autoridades quiserem.
Idealizado para 40 mil espectadores, o estádio Ras Abu Aboud é o sétimo apresentado pelo Comitê Supremo de Entrega e Legado do Qatar para a Copa do Mundo de 2022. No total, serão oito. O projeto foi feito pelo escritório de arquitetura espanhol Fenwick Iribarren, também responsável pela construção do RCDE Stadium, do Espanyol, em Barcelona, além de estádios no Marrocos, na Noruega e no próprio Qatar.
A ideia é ousada. De acordo com o Comitê, o estádio será erguido com blocos modulares desmontáveis, que possuem assentos e outras instalações, como banheiros e locais para comer e beber, 100% removíveis. Os blocos principais serão os próprios contêineres que levaram materiais da Espanha até o porto de Doha, que fica bem próximo ao estádio.
Ainda segundo o Comitê, a iniciativa vai exigir menos material, produzirá menos lixo e terá uma emissão bem menor de gases de efeito estufa do que os estádios convencionais. Dessa forma, se tudo correr bem, o estádio tem grandes chances de receber a certificação quatro estrelas do Sistema de Avaliação de Sustentabilidade Global (GSAS).  
“Este estádio oferece o legado perfeito, pois é capaz de ser montado em um local completamente novo ou transformado em inúmeras instalações esportivas e culturais. Tudo isso da maneira mais sustentável possível”, disse Hassan Al Thawadi, secretário geral do Comitê Supremo de Entrega e Legado.
“Estamos confiantes de que este conceito inovador e sustentável será uma inspiração para promotores de estádios e arquitetos de todo o mundo, pois é capaz de criar estádios com uma ótima estética e que também ofereça diversas possibilidades sustentáveis”, afirmou Mark Fenwick, um dos donos do escritório de arquitetura.
O Ras Abu Aboud ficará instalado em uma área de 450 mil metros quadrados em Doha, capital do país, bem próximo ao porto. O estádio receberá alguns jogos do Mundial de 2022 até as quartas de final. Após o torneio, poderá ser desmontado e ter seus blocos levados para outros locais do próprio Qatar ou até para outros países.

Original: http://maquinadoesporte.uol.com.br/artigo/qatar-apresenta-projeto-de-estadio-100-desmontavel-para-copa-2022_33556.html#ixzz4zqsrefRO

0 comentários :

Postar um comentário