Cabeçalho

Logotipo

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

SEMANA PREMIER LEAGUE | A PREMIER LEAGUE E O CRESCIMENTO DE PÚBLICO NO BRASIL


Pedro Ramos, editor do portal PL Brasil, escreveu com excluisividade ao MKTEsportivo para destacar o crescimento da liga por aqui


Quando os clubes da elite do futebol inglês romperam com a Federação Inglesa e passaram a organizar eles mesmos a Primeira Divisão na temporada 1992/1993, as equipes locais ainda eram pouco conhecidas dos torcedores brasileiros. Na época, os times espanhóis e italianos tinham seus jogos transmitidos para o Brasil e dominavam a disputa pelo carinho dos fãs brasileiros.


Ao longo dos anos, o cenário sofreu uma mudança significativa, com o crescimento e fortalecimento da Premier League no contexto europeu e também ao redor do mundo. A cada novo acordo da PL na venda dos direitos televisivos, os clubes ganhavam mais e mais dinheiro, chegando a bater a marca de 5 bilhões de librasreferente às temporadas 2016/17, 2017/18 e 2018/2019.

Muitos fatores contribuíram para o crescimento do público brasileiro que acompanha a Premier League. Desde o aumento do número de jogadores brasileiros disputando o Campeonato Inglês e do enriquecimento dos clubes, fortalecendo-os no mercado de transferências, até a crescente popularização de jogos de videogame como FIFA e Pro Evolution Soccer.

Atentos à potencialização de suas marcas globalmente, os clubes ingleses passaram a “olhar para fora”. Hoje fazem pré-temporada e muitas ações de marketing voltadas para os públicos do Estados Unidos e de países da Ásia, mas ainda ignoram a América Latina.

Os rivais Manchester City e Manchester United já promoveram eventos oficiais no Brasil nos últimos anos e começaram a engatinhar na aproximação com o público brasileiro. Os Citizens, por exemplo, é o único clube da elite inglesa que conta com uma versão na língua portuguesa do seu site oficial, capitalizando o público brasileiro desde o desembarque de Gabriel Jesus em Manchester.

Alguns clubes ingleses – e a própria conta oficial da Premier League no Facebook – apostam em versões de suas contas no Facebook e Twitter traduzidas para o português.

O início e consolidação da marca PL Brasil

Preenchendo um vazio na produção de conteúdo sobre a Premier League em português, o PL Brasil foi criado em 2010, com site e redes sociais dedicados à cobertura da elite do futebol inglês.

De lá para cá, muita coisa mudou e o projeto superou muitos obstáculos. Hoje nos orgulhamos dos mais de 100 mil seguidores nas redes sociais e da marca de 1 milhão de acessos no site em 2017. Se grandes metas foram alcançadas, a caminhada para atingi-las não foi nada fácil.

Por duas vezes, o Facebook apagou a nossa página oficial que vinha crescendo diariamente. Há um ano, o PL Brasil – na época, éramos chamados Premier League Brasil – saiu do ar com a denúncia da própria Premier League de que estávamos ferindo os direitos de uso do nome “Premier League”.

Sem qualquer chance de conversa para um acordo ou a possibilidade de uma parceria, fomos obrigados a retirar o “Premier League” do nome para que pudéssemos retomar a página.
Além de se consolidar como veículo brasileiro dedicado à Premier League, o PL Brasil estuda criar um canal no Youtube em 2018 e aguarda parceria com anunciantes para o lançamento. Dois episódios já foram gravados, sendo um deles uma entrevista com o ex-jogador e hoje dirigente Edu, ex-Arsenal.


Fonte: MKT Esportivo



0 comentários :

Postar um comentário